Troféu de campeão baiano leva nome de ex-presidente do Colo Colo
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 06/04/2018, às 20h26O campeão baiano de 2018 levará o troféu José Maria Almeida de Santana. A Federação Bahiana de Futebol confirmou nesta sexta-feira (6) a homenagem ao ex-presidente do Colo Colo, que era para ter acontecido em 2017, mas foi adiada à época.
Zé Maria, que também é radialista, foi um dirigente de sucesso no Tigre de Ilhéus. Sob seu comando, em 1999, a agremiação fez bonito ao sagrar-se campeão da então 2ª Divisão do Campeonato Baiano e retornar à elite do futebol do estado.
Mas, foi em 2006, sete anos após o acesso, que o Colo Colo fez história. O Tigrão realizou grande campanha e chegou à final do Baianão contra o Vitória.
Na decisão, apesar do favoritismo do Rubro-Negro da Capital, o clube ilheense mostrou que era forte e, após sair perdendo por 2 a 0, no Barradão conseguiu a virada e com um inesquecível 4 a 2 levantou o cobiçado título de Campeão Baiano da 1ª Divisão, maior conquista de sua história.
O título foi marcante para o futebol baiano, pois acabou com uma hegemonia de 37 anos da dupla BAVI. Antes do Colo Colo, o último clube do interior a conquistar o estadual havia sido o Fluminense de Feira, em 1969.
Zé Maria hoje atua como comentarista esportivo na Rádio Jornal de Itabuna.
Foto capa: Dernivaldo Ribeiro (Quincas)
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"