CBF altera critério de classificação para a Copa do Brasil 2024. Saiba mais
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 26/12/2022, às 21h30A CBF surpreendeu e anunciou, nesta segunda-feira (26), mudanças dia critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2023.
De acordo com a entidade, as vagas para a competição via ranking nacional de clubes serão extintas. A medida tem o objetivo de fortalecer as federações estaduais, uma vez que com 80 das 92 equipes se classificarão pelas competições locais.
Na edição de 2023, além de Bahia e Vitória, Santos, América-MG, Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí e Ponte Preta conseguiram suas vagas via o ranking nacional.
Para 2024, o ranking que será utilizado pela CBF será o das federações, para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.
A Federação Baiana terá direito a três vagas: O campeão, o vice-campeão e a terceira ficando a critério de cada entidade que pode concedê-la em um torneio seletivo.
As federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados a apenas duas vagas.
Vale ressaltar que 12 clubes seguirão com direito a entrar já na terceira fase da Copa do Brasil. No caso, os representantes do País na Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023.
Caso essa lista não preencha as 12 vagas, as restantes serão distribuídas no Campeonato Brasileiro.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute