Terceiro representante baiano na Copa do Brasil segue indefinido
Por Yuri Barreto
Publicado em 01/06/2012, às 19h17
Ao contrário do que noticiaram alguns veículos de imprensa do país, o terceiro representante baiano na Copa do Brasil 2013 não é o Feirense. Confirmada pela CBF nesta quinta-feira (31), a terceira vaga do Estado na competição segue indefinida.
Apesar de as três vagas fazerem parte das 70 reservadas para campeonatos estaduais, este necessariamente não precisa ser o Campeonato Baiano. Foi o que explicou o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, ao Galáticos Online.
De acordo com o dirigente, como a confirmação da terceira vaga só foi dada pela entidade nacional nesta quinta, ela não foi incluída no Baianão. Assim, apenas Bahia e Vitória, campeão e vice-campeão em 2012, estão garantidos na disputa.
Já o terceiro representante do Estado será conhecido no dia 11 de novembro, quando será encerrada a Copa Governador do Estado. "Está decidido que nossa terceira vaga na Copa do Brasil será sempre do vencedor desta competição e as outras duas do campeão e vice do Campeonato Baiano", disse Rodrigues.
Porém, segundo o mandatário, a competição, que foi vencida pelo Vitória da Conquista em 2011 e antes garantia vaga apenas na Série D do Brasileirão, poderá ser reformulada. "A Federação ainda vai reunir sua diretoria e Departamento Jurídico para decidir se manterá a Copa Governador nos moldes atuais ou aumentará o número de participantes", afirmou.
Assim, com a conquista da terceira colocação no Baianão 2012, o Feirense se garantiu apenas, ao lado do Bode, na disputa da Série D, que segue suspensa pela CBF e sem data para ser iniciada devido a problemas de disputa de vagas envolvendo participantes na Justiça Comum.
Com essa medida, Rodrigues acredita que as competições locais ficarão cada vez mais valorizadas. "Estaremos fortalecendo todo o futebol baiano, inclusive os clubes do Interior, que sempre estarão na disputa para participar de uma competição tão importante como a Copa do Brasil. E ainda teremos uma Copa Governador mais valorizada", encerrou.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória