Arena Fonte Nova começa a ganhar cobertura
Por Yuri Barreto
Publicado em 04/09/2012, às 13h19
A Arena Fonte Nova está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade. Com 70% das obras concluídas, o estádio atingiu a etapa mais importante da construção no último dia 29 de agosto.
A praça esportiva da Capital baiana se tornou a primeira sede de jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a começar a ganhar cobertura. O processo, conhecido Big Lift, é inédito no país e apenas o segundo a ser realizado na América Latina. Nesta terça-feira (4), profissionais de imprensa de todo o país puderam acompanhar o andamento.
Monitorado por uma equipe de profissionais de diversos países, incluindo engenheiros da Alemanha, Suíça, França e Estados Unidos, Big Lift consiste no içamento dos cabos de aço tensionados da cobertura. Na estrutura tensionada, os cabos e treliças trabalham em conjunto com o anel de compressão metálico.
Segundo informaram os engenheiros da Arena Fonte Nova, a cobertura do estádio é similar a um sistema de uma roda de bicicleta. Ela é coberta por ma membrana impermeável, auto-limpante e translúcida, que filtra a luz solar, o que permite a passagem parcial de luz e contribui para a eficiência energética do equipamento.
Além disso, o projeto é destaque por diminuir em até 40% o consumo de aço, o que representa a economia de matéria-prima, e por ter a capacidade de captar a água da chuva, que será armazenada e utilizada para irrigação do campo e abastecimento de todos os sanitários. Um total de 698 litros de água poderá ser armazenado pela cobertura.
"Poucas empresas no mundo dominam esse tipo de tecnologia. Esse foi o motivo para a contratação de empresas estrangeiras para realizar o Big Lift", explicou Murilo Maia, engenheiro responsável pela cobertura da Arena.
O processo de cobertura da arena, que abrigará 100% dos assentos do estádio, será realizado em duas etapas e terá duração de cerca de um mês e meio. Atualmente, o içamento do anel de tração superior está em andamento. Para a segunda etapa está previsto o içamento do anel de tração inferior.
Confira o vídeo da simulação de todo o processo do Big Lift, em 3D, divulgado pela Arena Fonte Nova:
Foto: Adenilson Nunes/Secom
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"