Fifa apresenta detalhes do sorteio da Copa em Costa do Sauípe
Por Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)
Publicado em 02/12/2013, às 16h38
Na tarde desta segunda-feira (2), na Costa do Sauípe, a Fifa apresentou à imprensa todos os detalhes do sorteio das chaves da Copa do Mundo, que será realizado no local na próxima sexta-feira (6). Segundo a entidade, mais de 2.700 pessoas foram envolvidas na operação do “Sorteio Final”.
Uma das atrações do evento, a cantora baiana Margareth Menezes exaltou a realização do sorteio na Bahia. “Estou muito honrada pela Bahia está recebendo este evento. A Copa do Mundo é internacional, gigante e não serão só artistas do Brasil, mas precisamos ter representação. Teremos espaço para a brasilidade”, disse.
O secretário da Secopa, Ney Campello, também ressaltou a importância do sorteio ser realizado em Sauípe. “Este vai ser o primeiro jogo da Copa, com um evento de enorme abrangência para a Bahia, Brasil e o mundo. No passado iniciamos campanha para abrir a Copa e queremos dizer que estamos muito satisfeitos conquistando o sorteio”, completou.
Campello revelou ainda que o Comitê Organizador Local (COL) deixará legados nos campos que serão utilizados como centro de treinamentos e para jogos. “Drenagens, climatização dos vestiários, traves móveis e desfibriladores são alguns dos equipamentos que o COL deixará. Além disso, houve investimentos de milhões de reais em Sauípe e a relação custo benefício justifica todo o investimento, já que o dinheiro vai circular. O propósito não é lucrar com isso e sim dar maior projeção à Bahia”.
O sorteio será conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Walker, e contará com a presença ilustre de assistentes famosos em tributo aos oito campeões mundiais: Cafu (Brasil), Zidane (França), Hierro (Espanha), Cannavaro (Itália), Matthaeus (Alemanha), Ghiggia (Uruguai), Hurst (Inglaterra) e Kempes (Argentina).
Na apresentação musical, além de Maragareth, Alexandre Pires, Emicida, Alcione, Vanessa da Mata e Olodum irão cantar no palco do evento. Na apresentação estarão os artistas Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima.
Os apresentadores, inclusive, foram alvos de questionamentos dos repórteres presentes no encontro desta sexta, já que houve boatos de que estes foram escolhidos de forma racista. O diretor do show, Luiz Gleise, esclareceu o assunto e deu pontos finais à polêmica. “Olha este elenco, pode ser chamado de racismo? Vários nomes foram propostos ao COL, Gisele Bündchen, Rodrigo Santoro e Marcio Garcia por exemplo. Rodrigo e Fernanda se saíram muito bem por conta do sucesso do casal mais do que qualquer outra razão, isso é bobagem”, disse.
Em relação às manifestações que podem vir a ocorrer no local, o diretor foi enfático. “Todo evento tem que estar preparado para tudo. Manifestações são como o direito de ir e vir. Vivemos em uma situação democrática. A gente cuida da gestão do evento e confia na segurança pública”, finalizou Luiz.
*Com informações do repórter Marcos Valença
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"