Aeroporto de Salvador estará em obras durante a Copa
Por Caroline Gois - Redação Bocão News
Publicado em 17/05/2014, às 15h02
No dia 13 de junho Salvador já começa a receber uma das cinco partidas da Copa do Mundo programadas para acontecer na Arena Fonte Nova. Entretanto, para quem embarca ou desembarca no aerporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, na capital baiana, se depara com andaimes, cones, telas, cimento e poeira.
As obras que começaram em 2012 se arrastam e causam transtornos aos passageiros que agora, se procupam ainda mais com a possibilidade do terminal receber milhares de pessoas no período da competição. Por meio de nota, a assessoria da Infraero informou que o órgão já possui um plano de ação – "testado, inclusive, durante a Copa das Confederações – que contempla o fluxo de passageiros, delegações, VVips de forma que todos possam embarcar e desembarcar sem transtornos durante a realização dos jogos. Esse plano de ação não envolve apenas a Infraero, mas também os demais entes do setor aéreo, como empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Polícia Federal, Receita Federal e Secretaria de Aviação Civil (SAC)".
Na manhã deste sábado (16), a reportagem do Bocão News esteve no aeroporto e o fotógrafo Gilberto Junior registrou a execução das obras, além da movimentação de passageiros que se esquivavam das estruturas. Conforme a Infraero, a primeira fase da nova área de check-in foi entregue em fevereiro. "O espaço tem 36 balcões de atendimento para as empresas aéreas e se soma aos 28 existentes atualmente, totalizando 64 posições. Foram entregues ainda, no pavimento térreo: sala de embarque doméstico remoto (ampliada de 218,04m² para 573,41m²), ampliação dos sanitários; conjunto de banheiros do saguão de desembarque internacional; conjunto de elevador, escadas rolantes e escada fixa (ligação do térreo e o 1º pavimento); reforma do elevador do desembarque internacional; esteiras da praça de bagagem (1ª fase); esteira de restituição de bagagem em formato “U” sala de desembarque doméstico; 1º pavimento: banheiros da praça de alimentação; balcões de atendimento para as empresas aéreas; 1ª etapa da reforma e ampliação da rampa de embarque doméstico", afirma em nota.
Todavia, quando se levantou o questionamento sobre as obras terminarem a tempo para receber a Copa do Mundo, o órgão respondeu que "as melhorias destinadas ao atendimento da Copa serão entregues dentro do cronograma, até o final de maio. No segmento PAC Aeroportos, estão em andamento, atualmente, 49 intervenções em 21 terminais (sendo 12 aeroportos Copa). Como estatal, a Infraero precisa passar por uma série de etapas para executar esses empreendimentos – planejamento, licitação de projetos, licenças ambientais, licitação de obras, avaliação por parte dos órgãos de controle etc.. Em algumas dessas etapas, ocorreram alguns percalços que atrasaram a efetiva realização do empreendimento", complementou.
A conclusão das obras, previstas inicialmente para abril do ano passado, inclui a ampliação e adequação do terminal de passageiros, a ampliação do pátio de aeronaves e do estacionamento de carros, e a construção de uma nova torre de controle - orçadas em mais de R$ 45 milhões.
Atualmente, o aeroporto tem capacidade para 13 milhões de embarques e desembarques. Essa capacidade atende a demanda prevista para 2014, quando são esperados 10,8 milhões de passageiros.
As vésperas do início dos jogos, apenas 41% das obras foram concluídas no Brasil. De acordo com balanço feito pelo jornal Folha de S.Paulo, de 167 intervenções anunciadas, 68 estão prontas, e outras 88 (53%) ainda estão incompletas ou ficarão para depois da competição. Onze obras foram abandonadas e não sairão do papel.
No dia 30 de outubro de 2007, a Fifa oficializou o Brasil como sede da Copa do Mundo. De lá pra cá, pouco mais de seis anos se passaram e parece que este não foi o tempo suficiente para que o país se preparasse para receber a maior competição mundial de futebol.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória