Torcedores elogiam segurança oferecida pela Bahia na Copa 2014

Torcedores elogiam segurança oferecida pela Bahia na Copa 2014

Imagem Torcedores elogiam segurança oferecida pela Bahia na Copa 2014

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Publicado em 06/07/2014, às 15h01

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

A segurança oferecida pela Bahia, avaliada como a melhor entre as cidades-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, foi bastante elogiada durante o confronto entre Holanda e Costa Rica, o último do Mundial de Futebol realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, neste sábado (5). O jogo registrou o placar 4x3 com a vitória da Holanda na disputa por pênaltis.

Assistiram à disputa pela vaga na semifinal baianos e turistas de várias partes do Brasil e do Mundo, além dos torcedores holandeses e porta-riquenhos. A carioca Dolores Massa destacou a estrutura para a Copa na Bahia considerada por ela muito bem preparada. “Me senti segura. O transporte também está de parabéns”.

Veterano em Copas do Mundo, o baiano Marcel Gomes não poupou elogios à realização e organização do evento na capital. “A Arena Fonte Nova ficou muito boa, pronta para receber grandes jogos como Holanda e Espanha, Alemanha e Portugal, e agora a Holanda novamente” disse o soteropolitano, que também assistiu a jogos da Copa na África do Sul, em 2010.

Aproximadamente 10 mil policiais baianos participaram das ações de segurança pública durante o Mundial - incluindo os efetivos municipais e federais, o número chega a 13,2 mil. A delegacia móvel da Polícia Civil, que funciona num ônibus com equipamentos modernos, está entre os investimentos em tecnologia destinados ao evento e que ficam como legado da Copa.

Segundo o coordenador da unidade móvel, Giovanni Iran Barreto, na parte interna da Arena também funcionou uma unidade fixa com delegado e equipe de policiais civis. “Temos priorizado o atendimento para evitar deslocamento desnecessário”. De acordo com ele, durante a Copa houve poucas ocorrências, “geralmente furtos ou perda de documentos”.

A Polícia Militar, além de atuar com equipes bilíngues que, por meio de 64 policiais, deu suporte a torcedores que falavam idiomas como inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, entre outros, também garantiu a segurança para maior tranquilidade de baianos e turistas.

Foram instaladas barreiras onde os policiais faziam uma espécie de triagem. A iniciativa fez com que apenas quem portasse ingresso ou moradores da região tivessem acesso às vias próximas do estádio. O comandante de operações da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Bonfim, informou que o trabalho foi realizado desde o primeiro jogo.

Mesmo com a Arena Fonte Nova sem receber mais jogos desta edição da Copa, todo o aparato da segurança pública estadual será mantido na próxima Fan Fest, no Farol da Barra, e nas exibições públicas realizadas pelo Governo do Estado no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS