A caminho da Copa, assistente baiano treina para testes da FIFA
Por Yuri Barreto
Publicado em 11/10/2012, às 13h24
Se tornar um árbitro de futebol não é tarefa fácil no Brasil. Ser um árbitro da FIFA é ainda mais difícil. Foi preciso muita dedicação para que o baiano Alessandro Álvaro Rocha de Matos chegasse à entidade máxima do futebol mundial.
Se chegar foi complicado, se manter exigiu ainda mais esforço. E é com muita competência que Alessandro está, há dez anos, no seleto quadro de arbitragem da Federação Internacional.
Hoje, aos 36 anos de idade, o profissional está perto de realizar o sonho de qualquer jovem que inicia a carreira do apito. O baiano foi pré-selecionado e poderá integrar o trio de árbitros do país na Copa do Mundo de 2014.
Porém, para obter a confirmação, Matos, que atua como árbitro assistente, terá que percorrer um caminho árduo. Até às vésperas do Mundial, ele passará por diversos testes e terá seu desempenho nos gramados avaliado pelos "chefes" de arbitragem da FIFA.
Foi pensando nisso que a Federação Bahiana de Futebol (FBF), entidade à qual Alessandro pertence há 18 anos, ofereceu apoio na sua preparação. Em parceria com o Esporte Clube Vitória, a FBF deu início aos treinamentos do assistente.
No Centro de Treinamentos Manoel Pontes Tanajura, a Toca do Leão, Rocha Matos realiza avaliações médicas diárias e atividades físicas na academia de musculação e no campo de jogo. Tudo isso acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por fisiologista, nutricionista, preparador físico, médico cardiologista entre outros cedidos pelo rubro-negro.
E quem pensa que há tempo para descanso, está enganado. Nos intervalos dos exercícios, o baiano encara viagens pelo Brasil e o mundo para atuar em partidas do Brasileirão e Eliminatórias da Copa.
Mas, segundo Alessandro, o esforço para dar conta de tanto trabalho já faz parte da sua carreira. "Na verdade, sempre tive que me esforçar bastante para conseguir o meu espaço e sempre tive consciência de que, como único bandeira FIFA nordestino, teria que trabalhar duro para ter algum reconhecimento", disse.
Por isso, ele agradece o apoio que vem recebendo das diretorias da FBF e do Vitória. "Hoje, estou feliz e confiante. Estou tendo todo apoio da Federação Bahiana de Futebol e do Esporte Clube Vitória que, a pedido da FBF, está me dando todo suporte de forma muito profissional. Estou seguindo o treinamento, que deve ser realizado em campo de jogo, conforme exigido pela FIFA, todos os dias, no Barradão, acompanhado por uma equipe de profissionais experientes e altamente qualificados".
E a primeira da série de avaliações programadas pela FIFA acontece nos dia 9 e 17 de novembro, em Zurique, na Suíça. Nos testes, o árbitro terá que cumprir seis tiros de 40 metros de corrida em 5,8 segundos, com descanso de um minuto, e 40 tiros de 75 metros, com descanso de 20 segundos.
Cheio de disposição, Alessandro Matos, que é filho de ex-árbitro, o também baiano Manoel Lima Matos, garante estar preparado para enfrentar a maratona até se juntar aos melhores profissionais do apito de cada país na maior competição de futebol do mundo.
"Sigo na luta e na certeza de que vou fazer um excelente teste físico na Suíça, em novembro, e que em 2014 estarei representando o Brasil e, em especial, a nossa Bahia na Copa do Mundo", concluiu.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"