Decisão do TJD-BA pode parar Campeonato Baiano 2014
Por Redação
Publicado em 22/11/2013, às 09h43O polêmico processo denominado de “mala preta” da 2ª divisão do Campeonato Baiano 2013 deve ter reflexos na 1ª divisão do estadual 2014. É que o auditor do TJD-BA, Dr. Luís Valnei Castro, encerrou o inquérito e defende a anulação do jogo entre Camaçari X Ipitanga, de acordo com o que estabelece o parágrafo único do artigo 243-A do CBJD. O processo foi encaminhado para a procuradoria do Tribunal, oportunidade em que o procurador Rafael Barreto se manifestará. Logo depois, os autos deverão seguir para julgamento por uma das comissões disciplinares.
Com a possibilidade de recurso para o Tribunal pleno aqui na Bahia e ainda no STJD –RJ, é bem possível que a situação se arraste até o final de janeiro do ano que vem, o que acarretaria em prejuízo para o Campeonato Baiano 2014, previsto para começar em 08 de janeiro.
O inquérito concluiu que houve infração ao CBJD por parte do Ipitanga, que promoveu um “cai cai” de jogadores em campo, oportunidade em que o árbitro Arilson Bispo da Anunciação foi obrigado a encerrar a partida aos 15 minutos do 2º tempo por falta de atletas. O resultado de 4 a 0 para o Camaçari classificou a Catuense para a fase semifinal da 2ª divisão pelo critério de saldo de gols. O Camaçari precisava de mais um gol para garantir sua vaga e disputar uma vaga para retornar a elite do futebol baiano.
Para o Dr. Luís Valnei, o inquérito não conseguiu elementos para punir a Catuense, pois não houve provas de sua participação num possível esquema para se beneficiar, o que determinou apenas o pedido de punição com multa e suspensão ao Ipitanga e os jogadores que caíram em campo. A anulação do jogo Ipitanga X Camaçari terá como consequência a realização de outra partida, porém não há mais nenhuma condição de ser realizada dentro do contexto atual. Os clubes sequer têm atletas contratados.
Diante do problema apresentado e dependendo da decisão do TJD-BA, o Campeonato Baiano de 2014 estaria ameaçado, já que não se sabe o desfecho do caso. Prejudicado, o Camaçari poderá ser incluido no certame, obrigando a disputa com 13 equipes. Por outro lado, o Itabuna, desclassificado contra a Catuense na fase semifinal, também poderia pleitear uma vaga.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"