Clubes mantêm limite de idade para atletas na Copa Governador do Estado

Imagem Clubes mantêm limite de idade para atletas na Copa Governador do Estado

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 24/08/2016, às 23h00

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

No último 2 de agosto, a Federação Bahiana de Futebol e os clubes até então interessados na participação da Copa Governador do Estado 2016 se reuniram na sede da entidade. Na oportunidade, através de votação, a fórmula de disputa da competição.

Naquele dia, os presentes também definiram uma inovação para o campeonato. Por ampla maioria de votos, foi aprovado um limite de idade para os atletas que disputam o certame. Cada equipe terá que inscrever pelo menos 25 jogadores com idade até 23 anos. Os outros dez, para completar um elenco de 35, serão sem limite de idade.

A proposta foi sugerida pelo presidente do Fluminense de Feira, Gerinaldo Costa, que divergiu da sugestão da diretoria da FBF, que propôs manter o critério utilizado na Série B do Baianão 2016, onde a proporção é de 29 com idade máxima de 23 anos e seis sem limite. Apenas dois clubes votaram contra as duas propostas, o Vitória da Conquista e o Jacobina.

Nesta quarta-feira (24), 22 dias depois, a entidade e os clubes, já inscritos na Copa Governador, voltaram a se reunir para tratar sobre o assunto. Após nova manifestação do Fluminense, que voltou atrás na sua decisão, a entidade optou por ouvir todos os participantes.

O mandatário do Touro, Gerinaldo Costa revelou ter errado em se posicionar a favor do limite de idade diante das condições do seu clube. O dirigente, então, fez uma nova sugestão, agora de ter o mínimo de dez atletas com idade até 23 anos e os outros 25 sem limite de idade.

Mesmo com o critério aprovado em Conselho Técnico e já publicado em regulamento da competição, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, com base no que rege o Estatuto do Torcedor, no que diz respeito ao direito a manifestações de clubes ou torcedores até 45 dias antes do início da competição, levou o tema para nova discussão. Foi realizada uma nova votação, com as presenças de presidentes e representantes do próprio Fluminense, do PFC-Cajazeiras (Pituaçu Futebol Clube Cajazeiras), Atlântico, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Jacobina.

Porém, por seis votos a um, foi mantido o critério aprovado no Conselho Técnico, de pelo menos 25 jogadores com idade até 23 anos e os outros dez sem limite de idade. Jacuipense e Atlético de Alagoinhas não compareceram à reunião, mas enviaram documentos também se posicionando a favor da manutenção do que foi aprovado no dia 2.

Agora, os clubes têm até o dia 28 de setembro, dez dias antes do início da Copa Governador, para inscrever pelo menos 18 jogadores na competição.

Além do presidente Ednaldo Rodrigues, a diretoria da FBF esteve presente no encontro com o vice-presidente, Ricardo de Lima; a diretora técnica, Taíse Galvão; e o assessor jurídico, Manfredo Lessa. 

Fonte e Fotos: FBF


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução




Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação


Ver mais Notícias