Olimpíadas Paris: Campeão Olímpico é cortado dos jogos após punição por violar regras; entenda

Reprodução/Redes sociais/X/@NWElSalvador

Por Douglas Santana / Bnews

Publicado em 28/05/2024, às 19h15

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Campeão Olímpico na Rio 2016, na modalidade de salto com vara, Thiago Braz está de fora das Olimpíadas Paris 2024. O corte veio após o atleta ficar oficialmente suspenso por 16 meses, por violar as Regras Antidoping do Atletismo Mundial, de acordo com a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).

Segundo a entidade máxima do atletismo mundial, a punição foi confirmada pela Athletics Integrity Unit (AIU), ou Unidade de Integridade do Atletismo. Thiago Braz estava provisoriamente suspenso desde julho do ano passado, quando testou positivo para o uso da substância ostarina.

A droga é utilizada com objetivo de ter aumento de massa muscular e já rendeu duas punições, para:

  • Equipe masculina britânica de revezamento 4x100 metros: perdeu a prata nos Jogos de Tóquio 2020. O atleta Chijindu Ujah testou positivo;
  • Tandara Caixeta: a jogadora de vôlei, de 33 anos, foi suspensa em 2022 por quatro anos (pena máxima), após o uso da ostarina. Só poderá retornar as quadras em 2025.

O exame foi realizado em 2 de julho de 2023 pela Athletics Integrity Unit. A Unidade de Integridade do Atletismo é um órgão autônomo e distinto da Federação Internacional de Atletismo. O retorno as pistas só poderão acontecer em 27 de novembro, três meses após os jogos em Paris 2024.

Como ainda cabe recurso, o advogado do atleta de 30 anos, Marcelo Franklin, já ingressou uma ação na Corte Arbitral do Esporte. Já a Athletics Integrity Unit também estuda entrar com recurso, mas para aumentar a pena para punição máxima de quatro anos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução / CRVG

Reprodução




Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação

Ver mais Notícias