Por Tiago Di Araujo (Twitter: @TiagoDiAraujo)
Publicado em 13/05/2016, às 17h51
Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito ACM Neto anunciou, de maneira oficial, a rota da Tocha Olímpica em Salvador. O maior símbolo dos Jogos Olimpicos chegara a capital baiana no dia 24 de maio e percorrera tres percursos: Bonfim ao Pelourinho, avenida Paralela e Orla, e Dique do Tororó à Barra.
Para o gestor municipal, o momento é histórico e de muita alegria. "Esperamos promover uma bela passagem da Tocha por nossa cidade e que os olhos do mundo vejam tudo de lindo que tem Salvador".
Ao longo do trajeto, a Tocha será revezada entre atletas baianos, como os nadadores Edvaldo Valério e Allan do Carmo, e pessoas comuns como alunos de escolas publicas, servidores públicos, universitários, sendo ao todo 153 condutores em um período de 12 horas.
O início será as 10h30 no Largo do Pelourinho, ao som da banda Olodum, rumo ao Bonfim, passando pelo Terreirao de Jesus, Praça Municipal, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. Às 14 horas, a Tocha sai da avenida Paralela e percorre a Orla encerrando na avenida Manoel Dias, na Pituba.
O último trecho será iniciado às 18 horas no Dique do Tororó com destino à Barra, onde será instalada a Praça de Celebração, que contará com uma programação Cultural em formato de festival de música, com diversas atrações simultaneamente.
Custos
O prefeito ACM Neto garantiu que as atrações culturais e musicais que vão animar os três percursos de passagem do maior símbolo dos Jogos Olimpicos não serão custeados pela prefeitura."Todos os custos com atrações serão custeados pelos patrocinadores e fundos do Ministério da Cultura. Nenhum custo em relacao às atrações será pago com dinheiro da prefeitura", garantiu. "No caso do Farol da Barra, DJs, Jota Quest, Thaiguinho, palco e iluminação será tudo pago pela Coca-Cola. Somente a banda Jammil é de responsabilidade da prefeitura".