Seleção de Polo Aquático do Brasil começa treinar na Bahia

Seleção de Polo Aquático do Brasil começa treinar na Bahia

Imagem Seleção de Polo Aquático do Brasil começa treinar na Bahia

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Publicado em 22/07/2016, às 21h50

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Com o foco em estratégias específicas, incluindo treinos conjuntos com a Croácia, a equipe nacional de Polo Aquático começou a preparação final para os Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta sexta-feira (22), na Piscina Olímpica da Bahia, em Salvador, inaugurada recentemente pelo Governo do Estado. O treinamento vai acontecer até o dia 3 de agosto, dia em que tem acesso à Vila Olímpica do Rio de Janeiro.

Na noite de quinta (21), a delegação desembarcou em Salvador, disposta a aprimorar os treinamentos. A comissão técnica liderada pelo croata Rakto Rudic aposta na experiência, na qualidade técnica e no amadurecimento dos jogadores. Do treinamento também participa a atual campeã olímpica, a Croácia, que desembarca no dia 30. No dia 31 haverá um jogo amistoso entre as equipes, a partir das 11h30, para convidados.

Na Sérvia, país que detém os atuais títulos do campeonato mundial, da Liga Mundial e do Europeu, o Brasil obteve recentemente três vitórias e duas derrotas, com boas atuações - Brasil 11-8 Japão, Montenegro 9-8 Brasil, Itália 11-9 Brasil, Brasil 13-9 França, e na disputa do 5º lugar, Brasil 10-9 Espanha.

Para disputar as medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Confederação Brasileira de Desportos Aquático (CBDA) já investiu mais de R$2,5 milhões na modalidade. A equipe está afastada desta disputa há 32 anos. A seleção brasileira aposta no ex-jogador e atual treinador o croata Rakto Rudic - vice-campeão olímpico como jogador, em 1980 -, que já comandou as seleções da Iugoslávia, bicampeã em 1984/86; Itália, ouro em 1992 e bronze, em 1996; e Croácia, atual campeã olímpica (Londres 2012). Rakto Rudic dirige a seleção brasileira desde 2013. Nesse período, levou a equipe à conquista de uma inédita medalha de bronze na Liga Mundial em 2015 e à decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, este ano.

Medalhistas

Além do croata Ratko Rudic, a seleção de Polo Aquático do Brasil conta com jogadores que passaram a defender as cores do país recentemente -o goleiro Slobodan Soro (sérvio); Ivan González (cubano): Adriá Delgado (espanhol) e Josip Vrlic (croata). A importação desses atletas inclui o brasileiro Felipe Perrone, que defendia a Espanha.

Os jogadores do Polo Aquático brasileiro somam dez medalhas olímpicas (quatro delas de ouro) e o time está assim definido - 1 - Slobodan Soro (goleiro); 2 - Jonas Crivella; 3 - Rudá Franco; 4 - Ives Gonzales; 5 - Paulo Salemi; 6 - Bernardo Gomes; 7 - Ádria Delgado; 8 - Felipe "Charuto" Silva; 9 - Bernardo Reis Rocha; 10 - Felipe Perrone (capitão); 11 - Gustavo "Grummy" Guimarães; 12 - Josip Vrlic; e 13 - Vinícius Antonelli (goleiro).

A Comissão Técnica é formada ainda por Ângelo Coelho e Eduardo Abla (Duda), auxiliares-técnicos; William Morales, preparador-físico; João Brandão, vídeo-analista; e o chefe da equipe, Ricardo Cabral. Nos Jogos olímpicos Rio 2016, o Brasil está no grupo ‘A’ ao lado da Sérvia, Grécia, Austrália, Japão e Hungria. A estreia da seleção brasileira de Polo Aquático será dia 6 de agosto diante da Austrália. Depois, os adversários serão Japão (8), Sérvia (10), Grécia (12) e Hungria (14).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS