Corte Arbitral do Esporte confirma Rússia fora das Olimpíadas de Tóquio

Corte Arbitral do Esporte confirma Rússia fora das Olimpíadas de Tóquio

Divulgação

Por Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline)

Publicado em 17/12/2020, às 19h00

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Durante os próximos dois anos, a Rússia será proibida de usar seu nome, sua bandeira e seu hino nas competições, incluindo as Olimpíadas de verão, marcadas para Tóquio no ano que vem, os Jogos de Inverno, que serão em Pequim em 2022, e a Copa do Mundo de futebol, no Catar, também em 2022. A punição foi confirmada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

Os atletas russos poderão participar de todas as comeptições, mas sem os uniformes que represetam o país europeu. Isso, se confirmarem que não estão envolvidos em nenhum escândalo de doping.

Segundo o Tribunal, as autoridades russas adulteraram um banco de dados do laboratório de testes de Moscou antes de entregá-lo aos investigadores da WADA no ano passado, sendo que havia várias evidências que poderiam ser provas para processar violações de doping de longa data. A punição seria de quatro anos, mas a decisão final foi para dois anos, e o no 'Rússia' vai poder ser mantido nos uniformes, caso as palavras 'Atleta Neutro' ou ' Equipe Neutra' tenham o mesmo destaque.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou a excluir a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, mas deixou nas mãos das federações nacionais a decisão de executar a suspensão. No Rio, por exemplo, os competidores do atletismo da Rússia não puderam usar a bandeira do país, o mesmo acontecendo com o remo e levantamento de peso. Nos Jogos de inverno de 2018, o pais não participou de nenhuma modalidade, com os atletas, sem a bandeira, conquistando 17 medalhas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS