Calendário da Piscina Olímpica da Bahia tem cinco competições em abril

Calendário da Piscina Olímpica da Bahia tem cinco competições em abril

Imagem Calendário da Piscina Olímpica da Bahia tem cinco competições em abril

Por Secom

Publicado em 09/04/2016, às 19h30

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Recém inaugurada pelo Governo do Estado, a nova piscina olímpica de Salvador recebe, neste mês de abril, cinco competições de natação disputadas por atletas locais e organizadas pela Federação Baiana de Natação (FBDA), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O calendário de provas teve início no último dia 2, e mais quatro competições já estão agendadas para os próximos dias 16, 17, 23 e 30, sempre no período da tarde.

Na prova do último sábado, cerca de 100 atletas com idade a partir de 13 anos disputaram o Troféu Professor Frederico Guilherme Argolo, primeira competição realizada após a inauguração. Atletas e treinadores mostraram-se satisfeitos com as características técnicas da piscina, destacando a sua importância para o desenvolvimento da natação da Bahia.

Segundo o professor e treinador de natação, Fábio Augusto Seixas, o novo equipamento baiano atende a todos os requisitos técnicos. “Nós temos hoje uma realidade de uma piscina top. Sem dúvida, a mais moderna e eficiente do Brasil, com uma infraestrutura impressionante”, elogia.

De acordo com o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, esse calendário da FBDA está funcionando como eventos-testes. “Com o funcionamento do equipamento, podemos identificar e corrigir os problemas que por ventura forem apontados”. Ainda segundo o diretor, a Sudesb trabalha agora com a perspectiva de inserir o equipamento baiano na Rede Nacional de Treinamento, do Ministério do Esporte.

“Em Salvador, o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) já está integrado. Agora, estamos discutindo com o Ministério para que a piscina olímpica, pelas características técnicas que possui, também faça parte desta rede, possibilitando recebermos aqui, para treinamento, seleções nacionais e internacionais de natação, nado sincronizado e polo aquático”, explica o diretor.

Rede de Treinamento – A Rede Nacional de Treinamento foi instituída pelo Governo Federal por meio da Lei 12.395/2011, com o propósito de interligar diversas instalações esportivas como legado de infraestrutura e de nacionalização dos efeitos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Parceria entre o governo federal, estados, municípios e confederações, a Rede também visa propiciar aprimoramento e intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte. O trabalho se apoia na aplicação das ciências do esporte à formação e ao treinamento de atletas. 

*Matéria publicada originalmente em 8 de abril

ÚLTIMAS NOTÍCIAS