Nova Piscina Olímpica da Bahia é elogiada em certificação do FazAtleta
Nova Piscina Olímpica da Bahia é louvada em certificação do FazAtleta
Por Secom
Publicado em 10/05/2016, às 13h16
Compartilhe
A Nova Piscina Olímpica da Bahia foi louvada por atletas e pais na entrega dos certificados do Programa FazAtleta, realizada na tarde desta segunda- feira 9, no auditório do Espaço Crescer da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Nomes como Allan do Carmo e Isaac de Paula Jr fizeram questão em reverenciar o esforço do Governo do Estado para entregar, este ano, o equipamento que tem sido fundamental nos treinamentos dos que estão garantidos nos esportes aquáticos nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 e, também, naqueles que vão participar de outras competições nacionais e internacionais.
AGRADECIMENTOS
Allan do Carmo, por exemplo, disse que a piscina chegou em um bom momento para ajudar nos treinamentos visando às disputas na Maratona Aquática. “É um equipamento moderno que atende às nossas necessidades e o esporte aquático tem muito a agradecer. Agora, é hora fazermos a nossa parte”.
Pentacampeão brasileiro de natação; campeão sul-americano; e também campeão de uma prova internacional na Colômbia, Isaac de Paula Jr reforçou as declarações de Allan do Carmo, sendo apoiado imediatamente pela sua mãe Patrícia Gonçalves: “O senhor secretário não tem ideia da diferença que fez ao entregar a piscina aos atletas. Ela está...maravilhosa!”
RECURSOS
Para incentivar os atletas baianos da capital e interior, nas suas mais diversas modalidades, a Comissão Gerenciadora do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta) liberou inicialmente R$1,5 milhão dos R$ 4,5 milhões disponibilizados pelo Governo do Estado.
Foram contemplados atletas, equipes e eventos que se enquadram nas categorias esporte amador, olímpico e paraolímpico. O colegiado aprovou 31 propostas de incentivos fiscais com destaque para os paralímpicos Renê Pereira (remador com vaga garantida na Rio 2016) e Verônica Almeida (nadadora), que aguarda a confirmação de vaga.
FLEXIBILIZAÇÃO
O médico e remador Renê Pereira comemorou o valor que vai receber do projeto, mas gostaria que este fosse flexibilizado para atender – de momento – as suas necessidades. “Eu precisava treinar na lagoa de Pituaçu, pois na praia da Ribeira, venho encontrando barreiras nas raias onde ficam ancorados barcos e ainda monturos de lixos”.
O paratleta remador diz que 25% do que vai receber do FazAtleta só pode ser gasto com material esportivo. “Preciso adquirir um barco oficial para treinamento e outro, a motor, para meu treinador me acompanhar mais de perto nas atividades”, justifica.
ESFORÇO
Secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes fez questão de lembrar o momento de crise que passa o país e que se espraia por todos os estados brasileiros. “Nós nos esforçamos muito para aumentar os recursos. Conseguimos sair de três milhões e meio para quatro milhões e meio. Sei que o esporte precisa desse estímulo e ser reforçado cada vez mais”.
Lembrou que a Tocha Olímpica, principal símbolo dos Jogos Rio 2016, vai passar por 27 cidades baianas. “A depender da minha agenda pretendo acompanhar de perto. Esta é uma festa que muitos só verão no Brasil esta vez. Por isso, devemos celebrar o momento com muita alegria”.
Destacou o torneio olímpico de futebol com equipes masculina e feminina que será realizado na Arena Fonte Nova. “Serão dez jogos, sendo sete masculino e três feminino. Por aqui vão jogar seleções como Alemanha, Brasil, Dinamarca, México e Suécia” .
No encerramento da solenidade, o secretário recebeu uma camisa do campeonato de Surf, evento que teve o apoio do governo – emoldurada em um quadro de vidro - realizado em Praia do Forte com assinatura dos campeões da competição.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.