Banco de reservas poderá ser formado por até 12 atletas em 2013

Banco de reservas poderá ser formado por até 12 atletas em 2013

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 29/06/2012, às 08h59

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

A partir do dia 01 de janeiro de 2013 algumas emendas de regras do futebol serão implementadas pela Fifa. A entidade máxima do futebol mundial autorizou a aplicação imediata, mas deixou em aberto a possibilidade de cada confederação poder utilizar as novas determinações a partir da próxima tempora, é o que vai fazer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O que mais chamou atenção na nova mudança é o número de jogadores no banco de reserva, que passa a ser de sete para 12, mas o número de substituições continua o mesmo, três. Outra alteração é que se o técnico do time resolver mudar algum jogador da relação dos 11 que estavam previstos para serem titulares não precisa notificar o árbitro, porém, o juiz deve relatar na súmula.
Confira outras mudanças que passam a valer no futebol a partir do próximo ano:
-No procedimento de bola ao chão:
* Se a bola for chutada diretamente para o gol adversário e entrar, será concedido um tiro de meta -  hoje o gol seria concedido.
* Se a bola for chutada depois de uma bola ao chão e entrar no próprio gol, será escanteio para o adversário - hoje o gol contra seria concedido.
- Só será permitido o uso de fitas adesivas nos meiões se estas forem na mesma cor do local onde estão afixadas. Neste caso, o bom senso do árbitro será fundamental. O objetivo é que os atletas não tenham a visão prejudicada.
- Cartão amarelo para o jogador que "tocar deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba". Neste caso, a única alteração foi a retirada da palavra "manifestamente" depois de "deliberadamente". O objetivo foi tentar facilitar a interpretação e evitar problemas de tradução. Os árbitros devem mostrar o amarelo quando um atleta causa prejuízo ao adversário, e não quando há apenas a colocação da mão na bola.
- Toda publicidade que é colocada no chão deve ficar a pelo menos um metro das linhas demarcatórias do campo. As publicidades verticais deverão ser colocadas a no mínimo: um metro das linhas laterais do campo; na mesma distância das linhas de meta que a profundidade das redes de meta; um metro das redes de meta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS