Retrospectiva 2014: dupla BAVI, Copa e nadador, veja os destaques no esporte
Por Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)
Publicado em 26/12/2014, às 08h00O Galáticos Online em parceria com o Bocão News acompanhou o esporte brasileiro de perto em 2014. Com todos os detalhes,em busca da credibilidade e dos 'furos' de notícias, os sites trouxeram todas as informações do que rolou de mais importante no cenário regional e nacional em diversas modalidades esportivas.
Entre os fatos que marcaram o ano, está a Copa do Mundo realizada no Brasil. Mas, o assunto mais comentado entre os torcedores baianos, é claro, é a dupla BAVI. Portanto, relembre os principais assuntos que marcaram a temporada no esporte nacional e você pôde ver no Galáticos Online e no Bocão News.
Dupla BAVI dá vexame na Copa do Nordeste
O ano não começou nada bom para os torcedores da dupla BAVI. Na primeira competição de 2014, os dois times baianos foram eliminados de forma vexatória do torneio regional. Enquanto o Bahia foi eliminado ainda na fase de grupos do Nordestão, o Vitória foi humilhado nas quartas de finais pelo Ceará e também se despediu do campeonato de forma precoce.
Ao som do Lepo Lepo, Bahia é campeão baiano de 2014
Em 2014, o Bahia voltou a conquistar o título de campeão baiano. Ao som do hit da banda Psrico, Lepo Lepo, que era entoado nas aquibancadas pelos tricolores, o Esquadrão superou o Vitória nas finais da competição estadual e conquistou seu 44º título baiano. Destaque para as atuações do Tricolor nas finais do campeonato, já que o Leão tinha feito melhor campanha na primeira fase do estadual, tinha a vantagem, mas acabou perdendo o troféu nas decisões.
Arena Fonte "de gols" na Copa do Mundo
A Copa do Mundo marcou a história do esporte brasileiro neste ano. E a Arena Fonte Nova foi o grande destaque da maior competição futebolística do planeta. O estádio abrigou grandes jogos do Mundial como, por exemplo, a goleada da Holanda por 5 a 1 sobre a Espanha. O equipamento esportivo baiano recebeu o apelido de Arena Fonte "de gols", já que foi o local onde mais teve tentos marcados no torneio realizado no Brasil.
Brasil dá vexame e é humilhado pela Alemanha na Copa
A festa era bonita, o país era palco de grandes jogos, mas a derrota do Brasil para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo vai ficar marcado para sempre na história do futebol. O time comandado por Felipe, que até então não convencia no torneio, foi humilhado pelos alemães e levou uma sonora goleada de 7 a 1. Com a derrota, a seleção canarinho foi eliminada do torneio de forma melancólica para a tristeza de milhões de brasileiros.
Gafes com o escudo do Vitória
O torcedor do Vitória se chateou bastante neste ano com as gafes cometidas com o escudo do clube. O SBT, jornais de Manaus, sites esportivos, a Arena Fonte Nova, ingressos e, até mesmo, o Olodum trocaram o símbolo do Leão por outro distintivo com a palavra 'VICE'. Teve muito torcedor que pegou ar e os dirigentes do clube processaram boa parte dos envolvidos nos deslizes.
Allan do Carmo conquista a Copa do Mundo de maratona aquática
O nadador Allan do Carmo cravou de vez seu nome na história da maratona aquática em 2014. O baiano conquistou a Copa do Mundo na modalidade e atingiu o apice da sua carreira, depois de levantar diversos troféus durante a temporada. Agora, Allan busca o índice para disputar os jogos olímpicos de 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro.
Guerra política no Bahia
O mau momento do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2014 acabou 'estourando' uma guerra política nos bastidores do clube. Presidente, vice-presidente e diretores do clube entraram em pé-de-guerra e um racha foi formado dentro do Fazendão. Um ex-conselheiro tricolor chegou a dizer, na época, que existia um golpe dentro de um golpe no comando do Esquadrão. O fim dessa história foi o fatiamento do Bahia, o rebaixamento do clube e a troca de comando nas eleições presidenciais no final deste ano.
Talisca é convocado por Dunga para a Seleção Brasileira
O jovem revelado no Fazendão, Anderson Talisca, não esperava, mas o ano de 2014 seria de fortes emoções para ele. De um início promissor no Bahia, o meia foi vendido ao Benfica por R$ 12 milhões. E depois de atuações de destaque no clube português, o jogador acabou sendo convocado para seleção brasileira sub-21 e, posteriormente, foi chamado por Dunga para o time canarinho principal. Apesar de não ter entrado em campo, Talisca participou de dois amistosos no grupo principal de jogadores da seleção brasileira.
De forma vergonhosa, dupla BAVI é rebaixada à Série B
Se a temporada se iniciou com as desclassificações vexatórias no Nordestão, o final de 2014 reservou algo pior para os torcedores da dupla BAVI. Após péssimas campanhas no Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória terminaram a temporada rebaixados à Série B e em 2015 terão que lutar pelo acesso à elite do futebol no país.
Novo presidente é eleito no Bahia de forma democrática
Depois do rebaixamento à segunda divisão, o torcedor do Bahia teve um alento ao final da temporada. Os sócios do clube puderam eleger o novo presidente do Esquadrão para o próximo triênio de forma democrática em um dia histórico para o Tricolor Baiano. Após um pleito bastante disputado, Marcelo Sant'ana foi eleito o mandatário do Bahia de 2015 a 2017.
Medina é o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial de surfe
O brasileiro Gabriel Medina fez história em 2014 e se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão do mundo de surf profissional. O jovem conquistou o título após desbancar feras do circuito mundial como Kelly Slater e Mick Fanning. Nascido em Maresias, litoral paulista, o surfista cravou seu nome pra sempre no rol dos grandes nomes do esporte.
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória
Torcedor? Árbitro que protagonizou polêmica em 2023 volta a apitar duelo entre Bahia e Grêmio