Time de Futebol de Cegos da Bahia disputa mundial na República Tcheca

Time de Futebol de Cegos da Bahia disputa mundial na República Tcheca

Imagem Time de Futebol de Cegos da Bahia disputa mundial na República Tcheca

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Publicado em 11/06/2015, às 21h07

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

A equipe de Futebol de 5 do Instituto de Cegos da Bahia tem colecionado bons resultados ao longo dos anos. Comandado pelo técnico Gerson Coutinho, o time é hexa campeão brasileiro (2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) e, na manhã desta quinta-feira (11), partiu em busca de mais uma conquista de nível internacional. O grupo, formado por sete atletas e dois membros da comissão técnica, embarcou para a República Tcheca, onde vai disputar o tricampeonato do Bucovice Blind Football Cup 2015, competição que reúne os principais times desta modalidade esportiva.

Incentivadora há três anos, a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), patrocinou a equipe e disponibilizou as passagens aéreas, agasalhos e materiais esportivos. "A Sudesb já está apoiando a gente há anos. Em 2015 nos patrocinou novamente. Se não fosse o órgão, não teríamos conseguido essa oportunidade que coloca os meninos mais uma vez em uma competição de ponta e que serve para valorizá-los", afirmou Gerson Coutinho.

No elenco, o time conta com três jogadores campeões com a Seleção Brasileira de Futebol de 5 nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012. Jefinho, 25 anos, é um deles. O atleta, considerado o melhor jogador do mundo da categoria em 2010, atribui aos resultados a união do grupo. "Uma pessoa só não consegue grandes resultados. O futebol é um esporte de equipe. Todos têm que trabalhar, e nesse grupo, todo mundo se doa ao máximo. Esse é o segredo do sucesso".

Inclusão social

Para os jovens, a oportunidade de trazer na bagagem mais um bom resultado é também uma chance de inclusão social. "Aos poucos, o Futebol de 5 tem se tornado mais conhecido. Em muitas partidas, os ginásios já ficaram lotados. A torcida incentiva e percebe que uma pessoa com deficiência visual tem obstáculos na vida como qualquer outra, e temos como superar nossas limitações. Nos sentimos incluídos na sociedade", garante Tiago Nascimento, atleta de 23 anos. O retorno da equipe ao Brasil está previsto para o dia 19. Antes disso, o time participa de dois amistosos em Viena, na Áustria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução




Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação


Ver mais Notícias