Estreia em Salvador filme sobre nadador baiano Edvaldo Valério

Estreia em Salvador filme sobre nadador baiano Edvaldo Valério

Imagem Estreia em Salvador filme sobre nadador baiano Edvaldo Valério

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Publicado em 24/08/2016, às 14h39

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

A partir dessa quinta-feira (25), estreia na sala Walter da Silveira o filme BALADÁGUA, curta documental que conta a história de Edvaldo Valério, único atleta negro do Brasil a conquistar uma medalha olímpica na natação. O bronze do nadador baiano, conhecido como Edvaldo “Bala” Valério, veio no revezamento 4x100 em Sydney, 2000.

No filme, Edvaldo reconta como foi a trajetória dele até aquela conquista: a infância pobre em Salvador, a descoberta do talento na adolescência, os momentos de incerteza na juventude, os desafios diários contra o preconceito, a falta de apoio financeiro e até contra a genética, já que a formação física dos negros cria uma série de dificuldades para o desenvolvimento de um nadador de alto rendimento.

O documentário entrevista pessoas importantes para a trajetória de Edvaldo, como o ex-treinador Sérgio Silva, o medalhista Gustavo Borges e o narrador Galvão Bueno, que narrou a prova em que Edvaldo entrou para a história da natação brasileira.

Com cenas ficcionais e imagens da competição em Sydney, “Baladágua” ainda mostra a realização de um sonho de Edvaldo: pela primeira vez ele volta para a Austrália, na mesma piscina que o baiano garantiu a medalha de bronze, ao fechar o revezamento. Um momento único para alguém que marcou seu nome no esporte olímpico.

“Baladágua” foi promovido pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos, com patrocínio da Sudesb – Superintendência de Desportos da Bahia. A produção é da Olivas Filmes e a direção é de Eduardo Oliveira. A exibição do curta será gratuita, sempre às 17h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS