Piscina e centros olímpicos destacam ano esportivo na Bahia
Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)
Publicado em 04/01/2017, às 15h26
A Nova Piscina Olímpica da Bahia – entregue em março de 2016 - e o anúncio pelo Governo do Estado da construção de centros olímpicos de canoagem e de boxe e luta olímpica são as principais conquistas da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no ano passado, além da afirmação de apoio ao esporte, como política de estado.
Para o secretário Álvaro Gomes, apesar das limitações impostas ao orçamento, o ano esportivo proporcionou conquistas que devem ser celebradas pelos baianos. “Alguns dos atletas baianos medalhistas foram contemplados com apoio do governo, através dos programas estaduais Bolsa Esporte e FazAtleta”, declara.
Utilizado para aclimatação de equipes nacionais e internacionais durante as Olimpíadas Rio 2016, a Nova Piscina Olímpica da Bahia pode receber provas nacionais e internacionais de Natação, Nado Sincronizado e Polo Aquático.
Concebida em três etapas, e investimentos da ordem de R$15 milhões, a proposta do equipamento é revelar futuros talentos e aperfeiçoar atletas de alto rendimento. Localizada no Bonocô, em Salvador, emprega o que há de mais moderno em tecnologia, sendo construída dentro dos padrões da Federação Internacional de Natação – FINA.
BOXE E LUTA OLÍMPICA
Em agosto passado, o governador Rui Costa anunciou que a Bahia vai ganhar, agora em 2017, o primeiro Centro de Treinamento de Boxe e Luta Olímpica.
“O equipamento terá 5 mil metros de área construída e capacidade para 3 mil pessoas na arquibancada. O início da construção está previsto para o próximo ano”, disse, durante festiva recepção ao primeiro pugilista medalha de ouro do Brasil, o baiano Robson Donato da Conceição.
A intenção do chefe do Executivo é que o equipamento sirva para a formação de atletas e atração de eventos nacionais e internacionais das modalidades.
"Apostando que a prática do esporte vai ajudar a salvar milhares de vidas na Bahia, quero anunciar que nós vamos bancar, com recursos próprios, a construção do primeiro Centro de Treinamento de Boxe e Lutas Olímpicas da Bahia, aqui em Salvador", afirmou o governador.
CENTROS DE CANOAGEM
Também ao receber na Governadoria o canoísta baiano Isaquias Queiroz – vencedor de três medalhas e o maior medalhista brasileiro em uma mesma edição dos jogos olímpicos -, o governador assegurou a construção de um novo centro de incentivo ao esporte na Bahia.
“Anunciei o Centro de Treinamento para o Boxe [...] e vou anunciar o Centro de Treinamento para a Canoagem, para que a gente possa, a partir dessas duas práticas esportivas, multiplicar os casos de sucesso”, garantiu no programa “Diga ai, governador”
E acrescentou: “Eu tenho a convicção, assim no fundo de minha alma, que a educação associada ao esporte são as duas ferramentas que nós vamos revolucionar, mudar, transformar a vida das pessoas, a vida da nossa juventude”.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória