Projeto oferece aulas gratuitas de capoeira a pessoas com deficiência
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 25/01/2017, às 15h18Utilizando o conceito de inclusão estabelecido pela Lei de Acessibilidade, o projeto “Ginga De Peito Aberto” oferece aulas gratuitas de capoeira a alunos com deficiência nas escolas Francisco Leite, em Águas Claras; Arlete Magalhães, em Castelo Branco; Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio; e na Escola Laboratório (Escolab) Cid Passos, em Coutos.
Entre as deficiências dos alunos matriculados no projeto, as mais comuns são autismo, transtorno global do desenvolvimento, Síndrome de Down e deficiência mental.
“A capoeira exercita. Gosto muito da aula e do professor”, diz Laís Andrade Pereira (20), portadora de Síndrome de Down, aluna do Imeja.
Para Tereza dos Santos, a alegria de seu filho Matheus Oliveira, que tem transtorno global do desenvolvimento, é ir à escola. “E depois da capoeira achei ele mais desenvolvido”, observa.
O projeto
Com duração de um ano, o projeto “Ginga De Peito Aberto” é realizado através da Lei Rouanet com o patrocínio da Cielo e Cateno, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), sob a gestão da organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer.
Ao todo, a iniciativa atende mil estudantes das quatro escolas municipais, oferecendo oficinas de capoeira, nas quais são ministradas aulas de samba de roda, maculelê e puxada de rede. Todos os alunos matriculados recebem material para a prática das atividades, como calça, camisa e sandálias, e cada um tem acesso a berimbau, atabaque e pandeiro para o aprendizado desses instrumentos. O projeto contrata coordenadores, professores e auxiliares para o ensinamento da didática educacional e pedagógica, que está alinhada com a transformação socioeducacional.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute