Ministro do STF concede liminar que desobriga clubes de cumprir obrigações financeiras do Profut

Ministro do STF concede liminar que desobriga clubes de cumprir obrigações financeiras do Profut

Imagem Ministro do STF concede liminar que desobriga clubes de cumprir obrigações financeiras do Profut

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 19/09/2017, às 07h50

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu nesta segunda-feira (18), liminar que retira várias exigências que os clubes de futebol tinha pelo Programa de Modernização da Gestão e de Reponsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). Caso os clubes brasileiros descumprissem as obrigações financeiras, eles seriam rebaixados das suas respectivas divisões.

Com a decisão, os clubes não vão mais precisar apresentar: Certidão Negativa de Débitos Federais, regularidade de contribuição ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), regularidade nos pagamentos de obrigações trabalhistas e nos contratos de imagem dos atletas, para poderem participar e se inscrever em competições.

A ação foi proposta pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e pelo Sindicato Nacional das Associações e Ligas. A decisão ainda será submetida ao pleno do tribunal, onde pode não ser confirmada.

O Ministro do STF, Alexandre de Moraes, falou sobre o caso.

"As restrições à autonomia desportiva, inclusive em relação a eventuais limitações ao exercício de atividade econômica e profissional das entidades de prática desportiva, devem apresentar razoabilidade e proporcionalidade, porque poderão resultar em restrições de importantes direitos constitucionalidade assegurados e no desreipeito à finalidade estatal de promoção e auxílio na área do desporto", afirmou o ministro da liminar.

Foto: Agência Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução




Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação


Ver mais Notícias