Vitória vence o Ceará, volta à liderança e faz história na Série B
Por Yuri Barreto
Publicado em 24/08/2012, às 22h55
Com uma campanha brilhante, o Vitória chegou ao sétimo triunfo fora de casa na Série B, nesta sexta-feira (24). O rubro-negro saiu atrás no placar, mas não se rendeu conseguiu a virada e derrotou o Ceará, no Presidente Vargas, por 3 a 1.
William, Elton e Pedro Ken marcaram os gols da vitória. Mota, de pênalti, descontou para os donos da casa.
Com o resultado, o Leão chegou aos 44 pontos ganhos e voltou à liderança isolada da competição. De quebra, os comandados de Carpegiani marcaram seus nomes na história da competição com a melhor campanha de 1º turno já feita na era dos pontos corridos.
Com expectativa de casa cheia, o Vitória volta a campo na próxima terça-feira (28), diante do Barueri, no Barradão.
O JOGO - O Vitória começou a partida bem postado em campo, mas num lance infeliz de Victor Ramos sofreu o gol logo aos dez minutos. O zagueiro cometeu pênalti desnecessário em Mota e o próprio atacante, na cobrança, abriu o marcador.
Sem se abater, o rubro-negro partiu para cima do Ceará, mas esbarrou no sistema defensivo do adversário.
Porém, aos 37 minutos da primeira etapa, Elton fez jogada individual no lado da área cruzou rasteiro e William apareceu para desviar e empatar a partida.
Aos 44, os donos da casa tiveram a chance de voltar à frente. Paulo Sérgio cruzou bola na área, Itamar subiu mais que a zaga e desviou de cabeça. Bem colocado, Deola fez bela defesa e garantiu o empate no primeiro tempo.
Na volta para a segunda etapa, o técnico PC Gusmão fez duas alterações no vovô. Robert e Robston entraram nos lugares de João Marcos e Bruninho.
E o atacante ex-Bahia chegou perto de fazer o segundo aos quatro minutos. Após cruzamento na área, Robert desviou de cabeça e a bola passou tirando tinta da trave.
Mas, a resposta do Leão veio em grande estilo. Willie fez jogada individual, cruzou na área e Elton apareceu na frente do zagueiro para virar a partida.
Um minuto depois, Roberto tentou fazer mais um e acertou um bom chute de fora da área. Mas, Deola cresceu e fez uma grande defesa.
Aos 15, Elton, que havia levado uma entrada dura, deixou o campo com dores na perna e deu lugar a Tartá.
Seis minutos depois, Gilson partiu com a bola pela esquerda e lançou Pedro Ken na área. Com um leve toque, o meia limpou o zagueiro e de pé esquerdo fez o terceiro do Vitória.
Aos 23, Mota arriscou chute de fora da área, mas, mais uma vez, Deola fez bela defesa e evitou o gol do Ceará.
Inspirado, o goleiro do Leão salvou mais um aos 30. Roberto recebeu bola livre na área tentou o chute de meia altura e Deola fez a defesa com a perna direita.
Apesar de mais acomodado, o rubro-negro quase abriu a goleada aos 34. Nino cruzou bola na área, Tartá desviou de cabeça e a redonda bateu no travessão.
Dois minutos depois, Carpegiani reforçou a marcação da equipe e colocou o zagueiro Rodrigo no lugar do jovem Willie. A alteração surtiu o efeito esperado e o Leão conseguiu segurar a pressão do Ceará nos minutos finais.
Ceará 1 x 3 Vitória
19ª rodada da Série B
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 24 de agosto de 2012
Horário: 21h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Assistentes: Ubirajara Ferraz Jota (CBF/PE) e Izac Marcio da Silva Oliveira (CBF/RN)
Cartões amarelos: Victor Ramos, Nino, Tartá e Uelliton (V); Juca, Paulo Sérgio, Heleno (C)
Gols: Mota (C); William, Elton, Pedro Ken (V)
Ceará
Fernando Henrique; Paulo Sérgio, Thiego, Daniel Marques e Márcio Careca; Heleno, João Marcos (Robert), Juca e Bruninho (Robston); Mota e Itamar. Técnico: PC Gusmão.
Vitória
Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Gílson; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Willie (Rodrigo); Elton (Tartá) e Willian. Técnico: Paulo César Carpegiani.
Foto banner: Romildo de Jesus/Lancepress
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Em busca da primeira vitória na Série A, Bahia encara Ceará na Arena Fonte Nova
Estádio histórico de futebol se despede com sua “última Dança”; descubra qual é