Após denúncia do Galáticos Online, Vitória explica debandada de atletas da base

Após denúncia do Galáticos Online, Vitória explica debandada de atletas da base

Imagem Após denúncia do Galáticos Online, Vitória explica debandada de atletas da base

Por Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline)

Publicado em 25/04/2014, às 20h30

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Galáticos Online denunciou em primeira mão, na quinta-feira (24), uma debandada de atletas das Divisões de Base do Vitória. Alguns jogadores, entre eles promessas, deixaram a Toca e apareceram em outros clubes brasileiros e da Europa e, em alguns casos, o torcedor se quer soube.

Nesta sexta-feira (25), a diretoria rubro-negra decidir se pronunciar sobre o assunto. Em um comunicado no portal oficial do clube, o Leão tentou explicar caso por caso de cada jogador e garantiu não ter perdido nenhum jogador por displicência.

Confira o comunicado:

Em relação às informações divulgadas na imprensa local sobre o prejuízo que o EC Vitória está teoricamente tendo com a “perda” de atletas nas divisões de base, a diretoria vem esclarecer detalhadamente cada caso:

PETRUS (meia) – Corinthians
Não foi aproveitado pelo Departamento de Futebol Profissional, tendo o seu contrato rescindido com o clube em 2007, e depois de passar por alguns clubes – Fluminense de Feira, Juazeirense, Juazeiro, Boa Esporte – acabou se destacando na Penepolense e está no Corinthians

DANILO (volante) – Vasco
Atleta foi levado do clube pelo seu procurador, o Sr. Stefan Krause (mesmo de Dankler), hoje sem relação nenhuma com o clube. À época, Danilo havia retornado da Seleção Brasileira Sub-15 e não assinou o seu Contrato de Formação, mecanismo criado pela Lei 12.395/11, para proteger os clubes formadores

ALAN SANTOS (volante) – Santos
O seu procurador pagou a multa rescisória, em torno de R$500 mil, sendo levado para o Santos com 17 anos de idade, quando faltava dois anos para vencer seu contrato

NATAN (meia-atacante) – Grêmio
Atleta dispensado do São Paulo, Internacional RS e Vitória. Atualmente encontra-se na reserva do Grêmio RS

LUCAS (zagueiro) – Alemanha
Dispensado do EC Vitória no sub-20, atualmente está no sub-20 do Friburguense, e também passou pelo São Raimundo (AM). Foi para Alemanha a fim de submeter-se a avaliação em um time de 4ª Divisão. Porém, não foi aprovado.

GUIDO (goleiro) – Bahia
Retirado do EC Vitória por sua família, o seu empresário e o Santos. Deixou o clube depois de dois anos como titular na Seleção Brasileira e, exatamente, antes de negociar a assinatura do seu primeiro contrato com o EC Vitória.
Ano passado foi dispensado pelo Santos e encontra-se atualmente no Bahia.

JEFERSON (lateral-esquerdo) – Internacional
Levado pelos seus empresários (Grupo ROGON) assinou contrato com o Internacional RS, onde está treinando a parte. Recentemente foi oferecido ao EC Vitória, que recusou por ter na posição Mansur e Euller com maiores perspectivas de futuro.

JEANDERSON (meia) – Atlético PR
Atleta pertencente ao Bahia de Feira

MICHEL (atacante) – Portugal
Recusou a proposta do EC Vitória para renovação do seu contrato de trabalho, obrigando o clube a usar dos meios legais para requerer a sua renovação tendo em vista o “Direito de Preferência”, respaldado por lei.  O Vitória aguarda ainda o cumprimento da tramitação legal do compromisso assumido pelo  Beira Mar, clube da 2ª Divisão de Portugal.

UBERLAN (lateral-esquerdo) – Grêmio
Atleta com a mesma idade de Euller (19 anos) foi dispensado do EC Vitória e do Grêmio RS. Atualmente realiza testes no América Mineiro.

MATHEUS SANTANA (atacante) – Vasco
Dispensado do EC Bahia e do EC Vitória por opção.

SINVAL (zagueiro) – Vasco
Dispensado do EC Vitória por opção.

LUAN (meia) – Vasco
Atleta estava em avaliação no EC Vitória e não foi aprovado.

ROBERTINHO (volante) – São Paulo
Foi levado do EC Vitória pela sua família, por meio de proposta feita pelo Santos, em um período que a Lei e o Movimento dos Coordenadores da Divisão de Base ainda não existiam. Ano passado o atleta foi dispensado do Santos e atualmente encontra-se na reserva do São Paulo.

FILIPE SAMPAIO (atacante) – Fluminense
Foi levado do clube por sua família em 2011. Lamentavelmente ainda não existia o amparo legal para proteger os clubes formadores.

VITINHO (meia) – Corinthians
Dispensado por opção do clube em 2013.

RAFAEL (zagueiro) – Fluminense
Dispensado por opção do clube em 2013.

GEOVANE (zagueiro) – Atlético Mineiro e Seleção Brasileira
O EC Vitória desconhece a existência do jogador e o Atlético Mineiro, por meio do seu coordenador da divisão de base, André Figueiredo, também não conhece o atleta.

AGDON (atacante) – Portugal
O clube não teve interesse na renovação do atleta e sua utilização na equipe profissional e por isso foi liberado.

ROMÁRIO (lateral-direito) – Alemanha
O clube já entrou na Fifa cobrando direitos de transferência junto ao Hoffenheim

DANKLER (zagueiro) – Botafogo
Não aceitou a proposta de renovação firmada pelo EC Vitória, após duas renovações, preferindo aguardar o vencimento do prazo legal do seu contrato de trabalho, posteriormente, transferindo-se em definitivo para o Botafogo do Rio.

Em relação aos atletas Danilo, Guido, Jeferson, Robertinho, Filipe e Romário, o EC Vitória ressalta que até 2011 não existia a Lei 12.395/11, que alterou a Lei 9.615/98, nem o Movimento dos Coordenadores de Divisão de Base, facilitando, desta forma, que atletas fossem retirados à revelia dos clubes. A partir das mudanças, das quais o Vitória participou ativamente, o clube já tem três anos ser “perder” jogadores.

Ressalte ainda, que onde são testados anualmente 18 mil jovens promessas, que faz parte do processo o fato de que nem todos sejam aproveitados pelo clube, levando-se em consideração diversos fatores.  Por isso é comum um atleta não ser aproveitado em uma equipe e firmar-se em outra.

Dois grandes ídolos da torcida e que hoje são titulares da Seleção Brasileira de Luiz Felipe Scolari chegaram ao Vitória dispensados por outros clubes: o zagueiro David Luiz e o atacante Givanildo Huck.

Assim, a nação rubro-negra pode ter a certeza que, apesar de possíveis erros, todos os esforços são diariamente empenhados no sentido de valorizarmos e protegermos o patrimônio do clube.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS