Defensoria Pública recomenda veto à construção de novo CT do Bahia; saiba detalhes
Por Tácio Caldas - BNews
Publicado em 22/02/2024, às 18h30A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) encaminhou uma recomendação a órgãos públicos que podem prejudicar ações de interesse do Bahia SAF. Isso porque a empresa que gere o futebol do Esporte Clube Bahia tinha interesse em construir um novo Centro de Treinamento (CT) para o clube treinar, mas a recomentação pede o veto à construção do novo espaço do Tricolor de Aço. O local escolhido havia sido próximo à comunidade quilombola do Quingoma, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A recomendação é conjunta com a Defensoria da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) e tem o intuito de resguardar seus direitos da comunidade diante da possibilidade de construção do novo CT do Esquadrão. O documento foi emitido na última quarta-feira (21) e foi endereçada ao Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Lauro de Freitas e ao Bahia Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Apesar disso, essa recomentação tem caráter preventivo e busca orientar os agentes econômicos e as autoridades públicas a fim de evitar futuros problemas que possam impactar o território quilombola.
Em relação ao Bahia SAF, a DPE/BA, o DPU e o MPF solicitaram que a entidade recue e desista de escolher áreas pertencentes ao território tradicional para a construção do CT. Ao todo, as a empresa que controla o futebol do bahia terá 15 dias para se manifestar e apresentar informações sobre as medidas adotadas para evitar tais problemas. Essa recomendação foi assinada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Igualdade Étnica, pelo Núcleo de Equidade Racial e pela coordenação de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Cruzeiro terá que pagar multa astronômica para rescindir contrato de Dudu; saiba valores
Bahia inicia preparação para duelo contra Paysandu com retorno de zagueiro
Após demissão de Carille, Vasco faz contato por Carpini, técnico do Vitória
Paysandu não vence há sete jogos e tenta encerrar sequência negativa contra o Bahia; veja números
Autor do gol de empate do Vitória, Carlinhos fala sobre cobranças e abre o jogo sobre possível saída
Goleiro baiano faz história na Europa aos 41 anos