Em tarde de Estupiñan, Bahia goleia o Jequié e chega com moral à final do Baiano
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 16/03/2024, às 18h14Finalista e cheio de moral. O Bahia confirmou sua vaga na final do Campeonato Baiano em grande estilo, com uma goleada por 4 a 1 sobre o Jequié, na tarde deste sábado (16), na Arena Fonte Nova.
O destaque da partida tem nome e sobrenome. Oscar Estupiñan marcou três gols e foi eleito o melhor em campo. Rafael Ratão completou e Medina fez o de honra do Jipão.
Com o resultado, além da vaga na decisão, o Tricolor ficou bem próximo de garantir a realização do jogo de volta em seu mando de campo. O Esquadrão só não mandará a partida decisiva em casa se o Vitória golear o Barcelona com nove gols de diferença.
PRIMEIRO-TEMPO
Só deu Bahia no primeiro-tempo. Aos seis minutos, Biel recebeu lançamento na entrada da área e ajeitou para Estupiñan chutar e tirar tinta da trave.
Aos 11, foi a vez de Biel arriscar chute de fora da área. A bola passou muito perto do gol.
Quatro minutos depois, outra grande chance. Após escanteio cobrado por Juba, Ademir recebeu livre na área, mas pegou mal na bola e mandou por cima do gol.
Um minuto depois, Caio Roque cruzou bola na área, Estupiñan subiu mais alto que a zaga e desviou de cabeça. A bola passou perto do gol.
Aos 21 minutos, Juba acionou Ademir, que pegou de primeira na área e exigiu bela defesa de Marcos.
Três minutos depois, Estupiñan recebeu passe de Biel e rolou para Yago Felipe chutar na área. Marcos fez boa defesa.
Aos 29 minutos, após cobrança de escanteio, Gabriel dividiu com o goleiro e mandou de cabeça na rede. Mas, ao analisar o VAR, o árbitro Eziquiel Costa anulou o gol tricolor.
Já aos 40 minutos, o gol saiu, e foi validado. Biel cruzou da direita na cabeça e Estupiñan, que mandou no ângulo sem chances para o goleiro.
No final do primeiro-tempo, após dividir bola com David Duarte, Caetano levou a pior e deixou o campo com dores na cervical, de ambulância.
SEGUNDO-TEMPO
O segundo-tempo começou e não houve mudança no panorama da partida. O Bahia continuou absoluto e chegou ao segundo gol aos três minutos. Ademir recebeu bola na direita e cruzou para Estupiñan, mais uma vez de cabeça, acertar o canto de Marcos.
E era o dia dele. Um minuto depois, Estupiñan fez o terceiro. Mais uma vez após passe de Ademir, o colombiano virou na área e chutou forte no ângulo para abrir a goleada.
Aos 12 minutos, Biel chutou cruzado da entrada da área e Ademir completou na rede. Mas, a arbitragem flagrou impedimento do camisa 7.
Mas, o quarto saiu aos 18 minutos. Yago Felipe recebeu na direita e cruzou rasteiro. A bola desviou no zagueiro e sobrou para Ratão bater no canto de Marcos.
Aos 30 minutos, após chute de Thaciano na área, a bola resvalou no entre o braço e a costela do zagueiro. O VAR chamou o árbitro para analisar o lance, mas Eziquiel Costa não considerou braço e não marcou pênalti para o Bahia.
O Jequié ainda diminuiu aos 44. Barrozo recebeu passe na área e chutou forte para a defesa de Adriel. No rebote, Medina apareceu livre para empurrar na rede.
Bahia 4 x 1 Jequié
Campeonato Baiano - Semifinal (Jogo de volta)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16/03/2024 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA). Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA). VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Caio Alexandre (BAH); Espeto (JEQ)
Gols: Estupiñan-3, Ratão (BAH); Medina (JEQ)
Bahia
Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Caio Roque (Marcos Victor); Caio Alexandre (Jota), Yago Felipe e Luciano Juba; Ademir (Ademir), Biel (Thaciano) e Estupiñan (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Jequié
Marcos; Elivelton, Jean, Gabriel Neto e Espeto (Medina); Guga (Caetano) (Marcos Vinícius), Azevedo, Kaynan, João Grilo (Guilherme Barrozo) e Capa; Alex Gonçalves (Vagner). Técnico: Gabardo Júnior.
Cruzeiro terá que pagar multa astronômica para rescindir contrato de Dudu; saiba valores
Bahia inicia preparação para duelo contra Paysandu com retorno de zagueiro
Após demissão de Carille, Vasco faz contato por Carpini, técnico do Vitória
Paysandu não vence há sete jogos e tenta encerrar sequência negativa contra o Bahia; veja números
Autor do gol de empate do Vitória, Carlinhos fala sobre cobranças e abre o jogo sobre possível saída
Arthur Jorge trai a esposa com neta de Nilton Santos e termina casamento