Contra retorno do Baiano, vice-presidente do Jacobina diz que entrega rebaixamento em favor da vida
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 09/07/2020, às 11h00O Campeonato Baiano vai ser retomado no dia 22 de julho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8), pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), após reunião do Conselho Técnico. No entanto, a decisão foi tomada mesmo com algumas cidades em situação de calamidade por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a exemplo de Jacobina.
Mesmo tendo conhecimento que o time do Jacobina está impedido de treinar desde a semana passada, conforme documentos em anexo (final da matéria), a FBF mantém uma imposição de retorno da competição a qualquer custo. Com a situação delicada e sem tempo hábil para treinar e montar um time em apenas 12 dias, o vice-presidente do clube, Rafael Damasceno, revelou que não existe condição de retomar atividades neste momento e entrega o rebaixamento em favor da vida.
“O decreto é da semana passada. Não foi uma coisa que foi feita hoje porque a Federação tomou essa decisão. Eles tomaram a decisão mesmo sabendo do parecer jurídico da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal. Ontem saiu o toque de recolher na cidade. Como vamos voltar sem ter condições de contratar, sem ter onde treinar e jogar? É desumano ter apenas 12 dias para se preparar para um jogo de rebaixamento. Não tem problema nenhum, se quiserem rebaixar o Jacobina, pode rebaixar. Entregamos o rebaixamento em favor da vida. Nesse momento não temos condições de retorno”, disse o vice-presidente do time, ao Galáticos Online.
Já o presidente da FBF, Ricardo Lima, revelou que caso alguma cidade não tenha condições de receber os jogos, os mesmos serão relocados para uma praça esportiva mais próxima. Ainda de acordo com a FBF, a decisão foi tomada de forma unânime e “sem traumas”. No entanto, Jacobina, Juazeirense, Vitória da Conquista e Doce Mel desmentem a informação.
Só para ter uma noção do tamanho do absurdo, a cidade de Jacobina, que tem aproximadamente 80.500 habitantes, já contabilizou 194 casos positivos e três mortes provocadas pela Covid-19. Por conta do aumento expressivo nas últimas 48 horas, o prefeito Luciano Pinheiro (DEM), decretou toque de recolher no município das 20 horas às 5h. A medida tomada terá início no próximo sábado (11) e quem for flagrado na rua poderá ser enquadrado por crime contra a saúde pública.
CONFIRA OS DOCUMENTOS EMITIDOS PELA SECRETÁRIA DE SAÚDE E PREFEITURA MUNICIPAL:
Em busca da primeira vitória na Série A, Bahia encara Ceará na Arena Fonte Nova
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Estádio histórico de futebol se despede com sua “última Dança”; descubra qual é