Clube demonstra desenvolvimento financeiro em 2024
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 08/11/2024, às 13h30O Esporte Clube Vitória apresentou um desempenho financeiro surpreendente no primeiro semestre de 2024, encerrando o período com um superávit de 55 milhões de reais, um salto expressivo em comparação com os 1 milhão de reais registrados no mesmo período de 2023.
De acordo com informações do site Arena Rubro-negra, o resultado positivo foi divulgado pelo clube em seu site oficial, juntamente com a divulgação do relatório financeiro que revela os principais números e estratégias adotadas pela gestão rubro-negra.
Entre os fatores que contribuíram para esse superávit, o clube destaca a antecipação do contrato com a Globo, realizado por meio da Libra, que ficará responsável pela negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para as próximas cinco edições, entre 2025 e 2029. O Vitória recebeu 65 milhões de reais a título de antecipação da receita de todo o período, com cerca de 56 milhões efetivamente ingressando nos cofres do clube até o momento.
Além dessa negociação estratégica, o relatório financeiro aponta um crescimento considerável nas receitas operacionais do clube, que saltaram de 29,4 milhões de reais em 2023 para 131,5 milhões de reais até o fim do primeiro semestre de 2024. As principais fontes de receita operacional do Vitória foram o Sistema de Marketing e Vendas (SMV), com 16,8 milhões de reais, e os patrocínios, que geraram 10,9 milhões de reais. Também destacam-se as receitas com jogos (4,6 milhões) e as receitas patrimoniais (4,6 milhões).
Porém, o aumento nas receitas também foi acompanhado por um crescimento nas despesas. Os custos totais do clube passaram de 28,3 milhões de reais no primeiro semestre de 2023 para 75,7 milhões no período atual, um aumento de mais de 40 milhões de reais. O futebol profissional foi o principal responsável por essa elevação, com despesas de 57,5 milhões de reais. As despesas administrativas ficaram em 7,1 milhões de reais, enquanto as categorias de base tiveram custos operacionais de 6,2 milhões de reais.
Outro ponto importante abordado no relatório foi a recuperação judicial do clube. O Vitória iniciou o processo por meio do Regime Centralizado de Execuções (RCE), apresentando uma lista de credores que totaliza 66,3 milhões de reais. O clube conseguiu a suspensão liminar de todas as execuções contra ele até a aprovação do plano de pagamento pelos credores, o qual será negociado nos próximos seis meses.
Em relação ao endividamento, o Vitória conseguiu reduzir o montante de 169 milhões de reais para 167 milhões de reais, mostrando um leve progresso na tentativa de reequilibrar suas finanças.
BOMBA! Ancelotti não será treinador da Seleção Brasileira
'Pivetes' do Bahia vencem São Paulo e garantem vaga na final da Copa do Brasil sub-17
Goleiro baiano faz história na Europa aos 41 anos
Vitória tem semana livre para treinamentos e Carpini comemora
Santos anuncia Cléber Xavier como novo técnico
Com a provável volta de Gabriel Xavier, Bahia monta time visando Copa do Brasil